quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PRÉMIO LITERÁRIO ROTARY CLUB PORTO-FOZ/NUNO ARGEL DE MELO

ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 1970


PRÉMIO LITERÁRIO ROTARY CLUB PORTO-FOZ/NUNO ARGEL DE MELO
VII CONVOCATÓRIA


1 – Identificação
O prémio é atribuído através dum Concurso de textos originais e inéditos nas áreas de Prosa e Poesia e visa fundamentalmente o engrandecimento da Língua Portuguesa nos Países em que a Língua de Camões é expressão oficial.

2 – Destinatários
Todos os Companheiros Rotários dos Club’s de Portugal e também dos Clubes Rotários dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

I – Regulamento
Serão admitidos a Concurso textos nas modalidades de Prosa e Poesia que, em ambos os casos, não poderão ultrapassar um máximo de três páginas elaboradas através de computador. Os textos deverão ser remetidos à organização via correio, entre 2 de Janeiro e 31 de Março de 2009, nas seguintes condições:
a – Em envelope remetido pelo Club do Concorrente, indicando:
Identificação do Club
Nome do Presidente
Morada do Club

b – Juntamente com o texto concorrente, deverá ser incluído um outro envelope fechado com a indicação do autor e sua morada.
O TEXTO CONCORRENTE SÓ PODERÁ SER ASSINADO COM PSEUDÓNI-MO, sendo excluídos os textos que sejam assinados com o nome real do autor.

c – Recepção dos textos a concurso:
Comissão Cultural do R.C. Porto-Foz/Prémio Literário
Rua D. Domingos Pinho Brandão, 10-1º.
4150-279 Porto
Portugal

d – Serão atribuídas placas da Prata aos 1ºs. classificados em ambas as modalidades, bem como Diplomas de Honra alusivos às distinções atribuídas.
Serão ainda atribuídas duas Menções Honrosas por modalidade.
De acordo com prévia decisão da Organização do Prémio, dos textos a Concurso, e para além dos distinguidos com prémios e seleccionados para atribuição de Menções Honrosas, será feita uma selecção que integrará um livro, contendo os textos seleccionados em concursos anteriores e também de 2009: a edição do livro está prevista para o ano Rotário de 2009-10.
Os originais seleccionados não serão devolvidos aos autores, e os concorrentes abdicam dos direitos de autor em favor de projectos de Rotary International. Cada autor com textos publicados no livro, receberá três exemplares do mesmo, podendo todavia solicitar mais dois exemplares contra prévio pagamento do custo da impressão.

e – A proclamação formal dos vencedores e entrega dos prémios e diplomas terá lugar no decorrer da Transmissão de Tarefas do Rotary Club Porto-Foz, em data a determinar.
Precedendo a proclamação, os vencedores serão informados através dos Club’s que representam, os quais serão informados dos resultados pela organização do Concurso.

II – JÚRI
O Júri de Selecção e Premiação terá a seguinte constituição:

Presidente: PGD/R.I. Carlos Lança/R.C.Porto-Foz
Vogais: Past Presidente António Brito Graça/R.C.Porto-Foz
Past Presidente Cecília Sequeira/R.C.Porto-Foz
Ferreirinha Antunes/R.C.Braga-Norte

Consultor Decisório de Qualidade Literária:
PGD/R.I. Artur Lopes Cardoso/R.C.Vila Nova de Gaia

Único:
Das decisões do Júri não haverá lugar a recurso.
Os textos concorrentes, mesmo os não distinguidos, não serão devolvidos aos autores, excepto em caso de pedido escrito nesse sentido e, em caso de devolução, esta será da exclusiva responsabilidade do autor em caso de extravio ou outra anomalia que venha a verificar-se.
Igualmente se estabelece que a devolução de textos exclui a hipótese de selecção destinada a publicação em livro.

Porto, 3 de Dezembro de 2008.

Sem comentários: