segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 5

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº. 5 – NOVEMBRO 2008

Queridos Amigos:

Ainda na sequência de considerações e reflexões anteriores, temos de convir que são muitas as coisas que condicionam o bom entendimento entre as pessoas, os povos e as nações. É aqui que Rotary actua também como importante instrumento de serviço à comunidade e, de certo modo, regulador de contactos que se vão estabelecendo no mundo. É também por isso que se vai colocando a questão do Desenvolvimento do Quadro Social e da sua coesão.

Repare-se desde já que Desenvolvimento não quer dizer Aumento. Com efeito, o Aumento funciona apenas em termos de números e estatísticas, enquanto o Desenvolvimento pressupõe não só o aumento em número mas também qualidade. O Desenvolvimento pressupõe assim toda uma evolução que implaca (sem quebrar as regras básicas e as características do Q.S. de R.I.) a atenção às mudanças entretanto verificadas neste século de vida do Movimento Rotário, mudanças de toda a ordem e em todos os campos, nomeadamente sociológico, profissional, político, que eventualmente poderá implicar o serviço em novos moldes.

Muitos de nós encaram a necessidade do Desenvolvimento do Quadro Social com alguma reserva, que todavia deve ser removida. De facto, Rotary pretende o Desenvolvimento do Quadro Social para cada vez mais e mais eficazmente prestar o serviço à comunidade e atingir os seus objectivos de compreensão e concórdia entre as pessoas e, portanto, na comunidade mundial, cada vez mais carecida dessa acção e serviço.

Continuaremos.

Até à próxima.


1. EXPANSÃO
Novos Países em Rotary
Com a admissão em R.I. do Rotary Clube de Kirimati na República de Kiribati, passou para 170 (não contando as regiões) o número de Países com Rotary. Esperamos que isto seja a semente para o Desenvolvimento de Rotary e do seu Quadro Social nesta região do globo.

2. ESTATÍSTICAS
Clubes em Formação – No Distrito Rotário 1960 encontram-se em formação os clubes de Campo Maior, Madeira Oeste e Nazaré. Que rapidamente sejam admitidos em Rotary são os nossos votos veementes.
Em 31/10/08, existiam na Zona 10, 47.719 Rotários distribuídos por 1891 clubes. A previsão do número de Rotários para o final do ano Rotário 2008/09 é de 52.275 Rotários.
A nível mundial, os números são, respectivamente, os seguintes: 1.219.314 membros distribuídos pos 33.242 clubes, sendo a previsão para o final do ano Rotário 1.354.631 Rotários. Assim acontecendo, deixaremos definitivamente a 2ª centena de milhar que há décadas se verifica para passarmos à 3ª centena de milhar depois do milhão evidentemente.

3. REORDENAÇÃO DAS ZONAS ROTÁRIAS
Por efeito da entrada em vigor em 01/07/09 do novo sistema de Reordenação das Zonas Rotárias, Portugal e Espanha integrarão a secção B da Zona 13, que na sua secção A integrará a Suécia, a Holanda e o Liechenstein.

4. INSTITUTO DE ATENAS
Tendo como tema ENHANCE ROTARY IN ZONE 10 AS YOU MAKE DREAMS REAL, realizou-se em Atenas no passado mês de Novembro, entre os dias 28 e 30, e convocado pelo PRID Orscelik Balkan apoiado por uma excelente equipa, este importante encontro Rotário, integrando as duas secções da Zona 10.
Antecedido do GETS, que teve lugar nos dias 26 e 27, e do Seminário da Fundação Rotária, foi muito participado, muito entusiástico, com excelente tratamento dos temas mais actuais, nos quais se integrava o Desenvolvimento do Quadro Social e constituiu sem dúvida uma excelente jornada Rotária.

5. SEMINÁRIOS DISTRITAIS D.Q.S. NO D.R. 2202
Tiveram lugar, nos passados dias 15 e 22 de Novembro em Vic e Pamplona respectivamente, 2 Seminários Distritais, os quais contribuíram grandemente para a sensibilização dos rotários desse distrito nesta matéria. Com excelentes programas, foram bem participados. Felicitamos vivamente os seus responsáveis, Gov. Xavier Matel e Benito Fev. Sainz de Cotera, P.C.D.E. y C.S. e Gov.2009/10.

6. INFORMAÇÕES
Continuamos a solicitar aos Distritos da Área, bem como às Comissões Distritais do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão e respectivos líderes, para nos remeterem as informações relativas aos últimos movimentos mensais do Quadro Social bem como as alterações verificadas no nº. de clubes, se as houver e, bem assim, dos clubes em formação.

7. CONFERÊNCIAS PRESIDENCIAIS
Continuam a realizar-se estas conferências que tanto têm contribuído para os objectivos de Rotary. As próximas são as de Viena e do Cairo, esta em Fevereiro próximo.

8. RECURSOS DISPONÍVEIS
Recomenda-se aos clubes a utilização dos recursos existentes, que os auxiliem neste objectivo, nomeadamente pela criação no âmbito do P.L.C. de uma comissão de clube, bem como o apoio das Comissões Distritais e Internacionais, recursos “on line”, publicações, coordenadores regionais, etc.

9 . ACÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Em todo o mundo Rotário e nomeadamente na nossa área, tem sido verificada uma grande actividade e entusiasmo nas acções para o Desenvolvimento do Quadro Social, tendo sido postas em prática estratégias inovadoras para esse efeito.
Apela-se a todos para que se empenhem neste importante objectivo de R.I. para assim podermos REALIZAR OS SONHOS.

A todos, as Saudações Rotárias de

WALDEMAR SÁ
RRIMC

Sem comentários: