terça-feira, 11 de novembro de 2008

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 4

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº. 4



Queridos Amigos:

Na senda das reflexões que aqui têm vindo a ser feitas, cabe agora perguntar: Qual a importância que tem para o objectivo de Rotary, o seu Quadro Social e nomeadamente, o seu desenvolvimento?

O objectivo de Rotary, que originariamente é o de “Estimular e Fomentar o Ideal de SERVIR, como base de todo o “Empreendimento Digno”, foi evoluindo, dirigindo-se afinal para o estabelecimento da compreensão entre os Povos e as Nações, como instrumento para a Paz.

Podem colocar-se questões sobre as quais há que reflectir:
- A Paz é possível?

E daqui evoluir para as questões subsidiárias;

- O que condiciona a Paz?
É a disputa? É a incompreensão? A ambição? A injustiça? O ódio? As diferenças? A fome? A ignorância? A luta pela sobrevivência? Serão outras coisas? Quais?

Como dizia Paul Harris em Julho de 1944: “Não há diferenças fundamentais entre Homens e Nações. Nenhum deles é completamente bom. Nenhum é completamente mau. Os principais causadores de problemas são os “mal-entendidos”. Há quem diga que a Paz é possível e há quem diga que não.

Porém, o que interessa é que temos de trabalhar por ela. É um objectivo de Rotary. É uma meta que se pretende alcançar.

A Paz é o Caminho que se tem de construir.

Como dizia Mahathma Gandy: “Não há um caminho para a Paz. A Paz é o Caminho.

Por isso, Rotary serve-se de alguns instrumentos para construir esse caminho, trabalhando pela Saúde “com todas as suas componentes” pela Alfabetização, pela Amizade, Compreensão, Tolerância, etc..

Estes, além de outros, são instrumentos da Paz. Porém, para realizar todo este trabalho, é necessário expandir o território Rotário pelo aumento do número de clubes e desenvolver o Quadro Social, não só em quantidade mas também em qualidade e dentro dos requisitos exigidos por Rotary.

Mas o Desenvolvimento do Quadro Social não se limita à Admissão e à Expansão, mas também à Retenção, essencial para o seu equilibro e o equilíbrio dos clubes.

Cada vez mais é necessária a acção de Rotary como Servidor da Humanidade.

Por isso, repete-se: É muito grande a importância do Desenvolvimento do Quadro Social, nas suas três vertentes: Admissão, Retenção e Expansão, a que devemos acrescentar a Recuperação de ex-membros, para a prestação de Serviços essenciais às Comunidades locais e Mundial e assim Realizaremos os Sonhos de um Mundo Melhor para todos

Até à próxima.



1. EXPANSÃO
Neste capítulo, continuamos a ter a satisfação de informar a admissão na nossa Zona de novos clubes em Rotary. Assim, no Distrito Rotário 2201 foi entregue, em Setembro de 2008, a Carta Constitucional ao Rotary Clube de Madrid-Jovem. Bem-vindos a Rotary. Ao clube e ao Distrito apresentamos as nossa felicitações e desejos de bons êxitos rotários.
Neste mesmo Distrito estão em formação os seguintes clubes:
Rotary Clube Isla de La Palma
Rotary Clube de Naron
Rotary Clube de Bobadilla del Monte
Rotary Clube de Las Palmas II
Rotary Clube de Llanes
Que rapidamente ingressem em Rotary são os nossos desejos profundos.

2. ESTATÍSTICAS
Em 30/06/2008 existiam em RI 33.270 clubes e 696 novos Rotary Clubes integrando 17.858 membros fundadores.
Na Zona 10, o seu número era de 47.836 membros em 1.890 clubes Rotários-

3. METAS DO PRESIDENTE DONG K. LEE
para o Desenvolvimento do Quadro Social e respectivos reconhecimentos,
em 2008-2009
- Aumento real de 10% no Quadro Social
- Aumento real de 2 clubes por Distrito
(Seria bom que todos os clubes e Distritos alcançassem estas metas).
- Menção Presidencial 2008/2009 para os clubes que, para além de outras acções, nomeadamente no domínio da redução da mortalidade infantil, registem o aumento real de 1 sócio até 31/3/09.
- Certificado assinado pelo Presidente de RI (2008/09) para os clubes que registem 10% ou mais, de crescimento real do Q.S.
- Formas de reconhecimento também para os Distritos.
- Reconhecimento público (com oferta) na “Convenção de 2009” para os clubes e Distritos que estiverem entre os 10 do Mundo com maior percentagem de crescimento real.
(Nota: RI não reembolsará qualquer despesa associada à participação na Convenção)
- Reconhecimento e distintivo para Padrinhos de novos sócios.

4. INSTITUTO DE ATENAS 2008
É já no próximo dia 28 que se inicia este importante Instituto. Recorda-se por isso a oportunidade de inscrição e participação.

5. SEMINÁRIOS
Outros Seminários do Desenvolvimento do Quadro Social na nossa área estão em fase de preparação.

6 . Relembrando,
solicita-se aos Distritos da área e Comissões de Desenvolvimento do Q.Social e Expansão e respectivos líderes, para nos remeterem as informações relativas a estas matérias, nomeadamente no que se refere à evolução do Quadro Social dos Distritos e Expansão

7 . CONFERÊNCIAS PRESIDENCIAIS
Continuam a realizar-se as Conferências Presidenciais, calendarizadas, que constituem um importante instrumento de consciencialização Rotária.


A todos, as Saudações Rotárias de

WALDEMAR SÁ
RRIMC

Sem comentários: