sexta-feira, 1 de maio de 2009

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 9 e 10

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº. 9 e 10 – Março e Abril 2009





QUERIDOS AMIGOS:

Referimo-nos no último número deste “Boletim” à Retenção e Equilíbrio do Quadro Social dos Clubes, prometendo que nos referiríamos em próximas comunicações à Formação de novos Clubes. Temos aqui de distinguir “Expansão” e “Formação” de novos Clubes. Muitas vezes esta não corresponde rigorosamente à “Expansão”. A nosso ver, “Expansão” significa ou corresponde ao preenchimento de espaços ou territórios vazios, por Rotary, isto é, por Clubes Rotários. Por vezes estes concentram-se em determinadas zonas territoriais, deixando vazios onde Rotary e suas estruturas, nomeadamente os Clubes, seriam mais necessários. E já não falamos no que por vezes acontece, ao se formarem Clubes sem um criterioso estudo estratégico. Bem sabemos que temos de aproveitar as Comunidades que comportem um, dois, vários Clubes e de aproveitar a sua capacidade para os justificar. Tem de haver senso e equilíbrio na formação e localização de novos Clubes. É negativo formar um Clube numa Comunidade onde já exista um que funcione com dificuldades, nomeadamente no que se refere ao Quadro Social. Por outro lado, a formação de um Clube nestas condições pode vir a revelar-se positiva, pois pode produzir um certo sentido de emulação ou concorrência positiva e também inter-apoio, nomeadamente nos trabalhos em parceria, que produzam bons ou melhores resultados para a Comunidade.
Por isso, dos ingredientes de que falei para promover a “Expansão”, é este, o de se proceder previamente a uma análise profunda da situação, do lugar e das pessoas, para serem extraídas as necessárias condições que decidirão da oportunidade e justeza da iniciativa de formar naquela Comunidade, um, ou mais um Clube. Um Clube que será um instrumento importante de Serviço à Comunidade.
Tudo isto contribuirá para o “estudo de Expansão” que permitirá ao Governador de Distrito decidir pela Formação ou não de um novo Clube no local proposto. É evidente que isto, só por si, não é suficiente. Será importante a nomeação de um Representante Especial do Governador da respectiva Comissão de Formação e de um Clube Padrinho. Aliás, a existência deste não é obrigatória. No entanto, é altamente recomendável. Estes 3 elementos, Representante, Comissão e Clube Padrinho, que deverão reunir profunda experiência Rotária, são fundamentais para a boa formação de um novo Clube, proporcionando-lhe o saber e instrumentos necessários a um Clube Eficaz, que contribua positiva e activamente para os objectivos de Rotary e, portanto, para a

REALIZAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS.

Até à próxima.

-----------------------------------------


1. ESTATÍSTICAS

Rotary está presente em 208 Países e Regiões Geográficas.
Em 31 de Março de 2009 existiam em todo o Mundo 1.221.880 Rotários, 534 Distritos, 33.334 Clubes, segundo os Relatórios submetidos a R.I..
Verifica-se assim um ligeiro aumento relativamente a 1 de Julho de 2008, no seguinte:
- Clubes – mais 218.
- Sócios – mais 15.791 (1,31%).

Nos Distritos a seguir descriminados existiam:

D.R. Nº. de Sócios - 31/3/09 Nº. de Clubes – 31/3/09
1960 1.500 71
1970 2.131 84
2201 1.387 61
2202 1.533 67
2203 1.616 64
Total: 8.166 Sócios 347 Clubes

Verificou-se um ligeiro decréscimo no nº. de Sócios, que urge reverter até final do Ano Rotário 2008/09, para nos aproximarmos das metas estabelecidas.


2. CONVENÇÃO DE BIRMINGHAM

Está cada vez mais próximo este evento Rotário Mundial.
Relembra-se a necessidade da urgência nas inscrições, de forma a que possam ser garantidas a todos que pretendam participar.


3. INFORMAÇÃO

Mais uma vez se solicita aos Distritos e Comissões Distritais do Desenvolvimento do Quadro Social, que nos transmitam toda a informação possível relativa ao Quadro Social nos seus Distritos, nomeadamente quanto aos movimentos (Admissões/Demissões), eventos realizadas e respectivas datas, etc.


4. PLANO ESTRATÉGICO 2007/2010

O Plano Estratégico 2007/2010 é um instrumento que fornece pistas e objectivos importantes para toda a actividade Rotária, incluindo o Desenvolvimento do Quadro Social.
Neste capítulo chama-se a atenção para os pontos enfatizados, nomeadamente:
- “Criar e implementar um plano abrangente que aumente a responsabilidade do
Clube com relação ao Desenvolvimento do Quadro Social e Retenção.
- Ampliar a presença de Rotary onde for possível.
- Aumentar o número de Sócios entre jovens e pessoas com profissões inovadoras.
- Ampliar e enfatizar a Família Rotária.


5. ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO

Já pensou como o decorrer de uma reunião Rotária pode influenciar positiva ou negativamente um Sócio em perspectiva ou um visitante convidado ?
Por isso, esteja atento:

- À Pontualidade
- À Abertura
- Ao ambiente
- Ao Protocolo
- À Alegria e Convívio
- Ao Ritmo
- À Eficácia
- À Disciplina
- Ao Ritual.

- Veja no “Sítio” http://www.rotary.org/. , na secção “Mídia e Notícias” e nos respectivos arquivos, os comentários e perguntas a propósito de recrutamento e captação.
- Novos materiais de Relações Públicas promovem o desenvolvimento do Quadro Social. Veja “Humanidade em Acção V” (607).

6. METAS PARA O QUADRO SOCIAL

Lembra-se aos Distritos a aos Clubes a necessidade de definir as metas do Quadro Social para o próximo Ano Rotário, as quais devem estar em consonância com as prioridades do Plano Estratégico.
Os Presidentes Eleitos por sua vez, deverão apresentar ao Governador do seu Distrito, até 1 de Maio 2009, os formulários que por este lhes serão entregues, devidamente preenchidos.
Da mesma forma, e pelos responsáveis dos Distritos, deve ser preenchido o formulário “Metas Distritais para o Quadro Social e Programas de Reconhecimento” e enviado a MD100 por E-mail ou Fax (1-847-866-9446) até 15/05/2009.


7. RECONHECIMENTO POR INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL.

Estão distribuídos os Formulários deste importante Reconhecimento, os quais deverão ser enviados devidamente preenchidos, ao Governador do Distrito.


8. FORMAÇÃO

Tiveram lugar, durante os meses de Março/Abril, os Seminários de Formação da Equipa Distrital 2009/10, de treino dos Presidentes Eleitos, e Assembleias Distritais nos vários Distritos da nossa área. Esperamos que tenham contribuído para uma sólida Formação e fornecido uma forte motivação para as tarefas que nos esperam.



QUERIDOS AMIGOS:


Não esqueçam “A ÊNFASE, O DESÍGNÍO E O COMPROMISSO” a que todos estamos vinculados. . Por isso temos de assumir e cumprir. Todos temos de nos empenhar no Desenvolvimento do Quadro Social para atingirmos este objectivo prioritário de R.I., que permita a realização do sonho de um Mundo melhor para todos.

A TODOS VÓS, AS AFECTUOSAS SAUDAÇÕES ROTÁRIAS DE


WALDEMAR SÁ
RRIMC

Sem comentários: