sábado, 4 de abril de 2009

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 7 e 8

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº. 7 e 8 – Janeiro e Fevereiro 2009




Queridos Amigos:

Após um interregno motivado pela participação em mais uma inesquecível jornada Rotária, no “Seminário dos RRIMCs.,” em Chicago, e, bem assim pela intensa actividade profissional e Rotária que se lhe seguiu, cá estamos de novo no contacto convosco.
Falamos já em alguns dos quatro pilares do “Desenvolvimento do Quadro Social”, nomeadamente da Admissão e Recuperação de ex-membros. Referimo-nos agora à Retenção e Equilíbrio do Quadro Social dos Clubes. Este é essencial para aumentar o grau de satisfação dos Sócios e implicitamente tem efeitos positivos na Retenção. E estes dois factores conjugados, são fundamentais para a eficácia do Clube, na sua acção no Serviço e, de resto, em toda a sua actividade. Um Clube nestas condições consegue sempre boas lideranças que são também importantes para o seu bom funcionamento elevando o grau de satisfação dos Sócios e, consequentemente, a sua ligação e permanência no Clube e a sua coesão, garantindo continuidade na experiência e na acção.

Pelo contrário, se não se verificarem as condições atrás referidas, o Clube não funcionará, não motivará os Sócios; estes, desmotivados, não atrairão possíveis candidatos, perdem a sua identidade e, assim, vão desaparecendo as principais condições de coesão, que são a amizade, a tolerância e a solidariedade e, por fim, a sua acção de Serviço à, e na Comunidade, e, portanto, o seu bom funcionamento como Clube eficaz.

Para isso, pois, há que ter em conta, na Admissão de novos membros, as características que são definidas por R.I., nomeadamente carácter ilibado, representação profissional, capacidade de liderança e vocação de Servir, ou como nos diz D.K. Lee, numa das suas mensagens, apontando como valores de Rotary, a “Integridade, o respeito, o trabalho árduo e a justiça”, aos quais nos vinculamos quando aderimos, e também o que é referido na Secção 5 do “Manual do Governador”.

Por isso são fundamentais para o “Desenvolvimento do Quadro Social”, em primeiro lugar os Rotários, os líderes Distritais, o Governador e os Clubes, apoiados nos recursos que R.I. lhes coloca à disposição, nomeadamente numerosa literatura e outros meios áudio visuais, a Comissão de R.I. e o Programa RRIMC., onde estarão sempre presentes “A Promessa”, o Desígnio e o Compromisso”.

A este propósito são muito importantes as considerações de José Alfredo Sepúlveda, Director de R.I. e de Bichay Ratakul, Presidente de R.I. 2002/03, que transmitem uma boa orientação para o estudo das estratégias a adoptar para o “Desenvolvimento do Quadro Social”. Diz José Alfredo Sepúlveda que o candidato em perspectiva deve “ser reconhecido como uma pessoa com valores”. E acrescenta que devemos ser confiáveis, honestos e transparentes nós mesmos, na nossa vida privada, profissional e pública, demonstrando coerência entre “o que pensamos, dizemos e fazemos”. Por outro lado, Bichay Ratakul diz-nos que “O segundo século de Rotary terá que ser o século da Ética, senão não sobreviveremos”.

Têm sido feitas, muitas vezes, perguntas relativas ao “Desenvolvimento do Quadro Social” e nomeadamente à formação de novos Clubes que radicam nestas citações. Será a altura de nos referirmos pois, especificamente a alguns deles e aos ingredientes que para isso podem contribuir..

Continuaremos no próximo.






1. D. Q. S. e EXPANSÃO
O Presidente de R.I., D.K.Lee, tal como havia informado em Janeiro, contactou os Governadores dos Distritos Rotários e outros líderes, inteirando-se do Desenvolvimento dos Quadros Sociais respectivos. Foi uma acção motivadora que estamos certos vai produzir os seus efeitos.

2. ESTATÍSTICAS
Em 30/6/08 existiam em todo o mundo 1.206.089 Rotários – 534 Distritos – 33.114 clubes.
Nos D.R. a seguir discriminados existiam:
D.R. nº. Sócios 1/7/08 31/12/08 nº. Clubes 1/7/08 31/12/08
D.R.1960 1.570 1.553 72 73
D.R.1970 2.141 2.132 83 84
D.R.2201 1.375 1.370 58 60
D.R.2202 1.553 1.542 66 67
D.R.2203* 1.601 63

* em 30/1/09

NOTAS:
- No D.R. 1960 estão em formação 2 clubes.
- No D.R. 2201 estão em formação ou em pré-formação 13 clubes.
Desejamos que rapidamente sejam formados e integrados em Rotary.
- Estão em curso acções de recuperação que irão ceramente reflectir-se positivamente no final do ano Rotário

3. CONVENÇÃO DE BIRMINGHAM - 2009
Terá lugar nos próximos dias 21 a 24 de Junho este importante evento Rotário. Apela-se à participação maciça dos nossos Distritos, até porque terá lugar em local muito próximos dos mesmos.

4. INFORMAÇÕES
Como habitualmente, solicita-se às Comissões Distritais que nos informem das acções e eventos a terem lugar nos seus Distritos que contemplem o objectivo do Desenvolvimento do Quadro Social e, bem assim, da respectiva variação no 2º e 3º trimestres do ano Rotário.

5. DIRECTRIZES PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DOS ROTARY CLUBES
Encorajam-se os clubes a avaliarem a sua situação, utilizando para o efeito, se necessário, a publicação acima (862.PT) e seus formulários..

6. NOVOS RECURSOS
-Através do site de Rotary www.rotary.org é possível aceder ao novo vídeo “Welcome to Rotary”
-O novo Membership Vídeo Set (427-UM) com 2 DVDs está disponível em shop.rotary.org com o custo de 10 dólares e dirige-se a novos sócios e a sócios em perspectiva.
-Eficácia dos Rotary Clubes (862-PT) tem orientações importantes.
-Kit informativo para novos sócios (426-PT).
-Kit informativo para sócios potenciais (423-PT) actualizado em 2008 (também disponível em shop.rotary.org).
Todo este material sugere pistas para interessar um sócio potencial ou um candidato em perspectiva.

7. ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO
São muitas e variadas e muitas delas vêm exemplificadas na numerosa literatura rotária. No entanto, tais estratégias são naturalmente variáveis de Distrito para Distrito, de país para país, de cultura para cultura. O importante é que inventariemos os problemas, estudemos as estratégias, as coloquemos em prática e actuemos adequadamente face às circunstâncias reais do sítio e do momento. Sobretudo é importante que consigamos mais membros para o nosso movimento, membros qualificados e “confiáveis”.
Recomenda-se pois que se comece a “Implementar Estratégias inovadoras para serem alcançadas as metas propostas para o Desenvolvimento do Quadro Social”. Como elemento auxiliar sugere-se que sejam preenchidas as “Directrizes para aumentar a eficácia dos Rotary Clubes (862-PT);
Organize também a sua lista de classificações:
- compare-a
- preencha-a.


8. RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM DE ROTARY
São um importante instrumento nas estratégias de recrutamento.
Para melhor informação e comunicação electrónica moderna, Rotary já possui um canal no “You tube” bem como a “Biblioteca de Imagens gratuitas” de RI.
-

Prezados amigos,

Não podemos fraquejar neste tão importante objectivo de RI, que é o do Desenvolvimento sustentado e qualificado do Quadro Social para podermos realizar os Sonhos de um Mundo melhor.


A todos, as Saudações Rotárias de



WALDEMAR SÁ
RRIMC

Sem comentários: