quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 3

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº.3


Queridos amigos:

No boletim anterior dizíamos que “todos estamos comprometidos” neste objectivo prioritário do nosso Presidente D.K.Lee e de R.I., que é o “Desenvolvimento do Quadro Social”, e que todos nos devemos empenhar com Paixão neste importante objectivo.

Em consequência, cabe aqui e agora perguntar: Quantos de nós já convidaram, já trouxeram um novo companheiro, um amigo, um familiar, para o nosso convívio em Rotary?

Será assim tão difícil? E ao fazer esta pergunta estou a lembrar-me de um nosso companheiro que usa com muito orgulho o emblema rotário de “sponsor” com o nº. 28, que são quantos amigos e familiares trouxe, ao longo da sua vida rotária, para o seu clube e, portanto, para Rotary.

Será assim tão difícil trazermos um novo companheiro para o nosso Movimento? Repete-se: Temos de olhar à nossa volta e ver. Não podemos alhear-nos nem andarmos distraídos.

A propósito de distracção, ocorre-me uma pequena história, verídica, contada num seminário recente, em que participei. Dizia o contador da história que em determinado clube havia uma pessoa que participava activamente, convivia, era assídua, era prestável no serviço. E isto, durante vários anos. A certa altura, com o desenrolar de alguns esclarecimentos, ele informou que não era sócio do clube; que tinha sido lá levado por um amigo e gostara tanto que voltou lá várias vezes, com ele e depois mesmo sem ele e que, mais tarde, a sua presença passou a ser regular.
Perguntaram-lhe então porque não era ainda sócio tendo ele respondido que nunca ninguém o tinha convidado.
Isto é uma espécie de ilustração do que disse o ex-Presidente de R.I. Clifford Dochterman e que foi relatado no boletim anterior.

Comprometamo-nos pois a trazer, cada um de nós, um novo companheiro para Rotary, tomemos isto como meta, caminhemos para ela e veremos quanto e como se desenvolve o nosso Quadro Social.

Mas não é só isto. Temos de ter também em atenção aqueles ex-rotários que por motivos compreensíveis, nomeadamente profissionais ou familiares, deixaram Rotary. Aqueles que, por mudança de residência, de local de trabalho ou de profissão, se viram obrigados a afastar-se do clube a que pertenciam. Enfim, pequenas incompatibilidades, facilmente superáveis se forem adoptados os procedimentos recomendados e que é desnecessário aqui enumerar pois são do conhecimento de todos os secretários e Presidentes dos clubes.

É isto pois, o que temos também de fazer: olhar à nossa volta, ver, escolher, propor e convidar. É necessário, é um desígnio, é a promessa, é o nosso compromisso, que temos de assumir e cumprir empenhadamente.

Até à próxima.


1.
Chama-se a atenção para a coluna “In Focus” da edição de Abril da revista “The Rotarian” onde é analisado o uso das novas tecnologias que muito podem contribuir para a comunicação entre todos.

2. P.L.C.
O Plano de Liderança do Clube contém em si instrumentos importantes para o Desenvolvimento do Quadro Social dos clubes e implicitamente, de Rotary. Rotary recomenda aos clubes, com muito ênfase, que o apliquem e ponham em prática. Através das Avenidas e Comissões, nomeadamente da Comissão de Desenvolvimento do Q. Social, podem ser estabelecidas formas de actuação que conduzam às metas pretendidas.

3. SEMINÁRIOS
Tiveram lugar, no mês de Setembro, os seguintes seminários Distritais de Desenvolvimento do Quadro Social:
no Distrito Rotário 1960
- em 06/9/08 – Óbidos (Caldas da Rainha)
- em 13/9/08 – Estremoz
no Distrito Rotário 1970:
- em 27/9/08 – Lamego

De formatos diferentes, foram muito participados e constituíram excelentes jornadas Rotárias, com intervenções de fundo e animados debates, que conduziram ao aprofundamento das estratégias e a uma profunda sensibilização para o objectivo em causa. Estamos certos de que destas acções vão ser obtidos óptimos resultados.
Eventos idênticos vão certamente ser concretizados noutros distritos e áreas.

4. INSTITUTO ROTÁRIO DE ATENAS 2008
Estamos cada vez mais próximos deste importante acontecimento Rotário, onde serão tratados assuntos muito relevantes para o Desenvolvimento do Quadro Social de RI, das suas metas e programas. Será provavelmente o último Instituto da Zona 10 com a actual composição. Seria bom que todos os que pudessem participar o fizessem.

5. Menção Presidencial 2008-2009
Para obter este importante reconhecimento Rotário é necessário cumprir determinados itens, sendo obrigatório porém, atingir a meta do aumento líquido do Quadro Social e expansão, até 31 de Março. Outros reconhecimentos estão previstos, de acordo com as metas atingidas.
Não esqueça!

6. Expansão
É com muita satisfação e alegria que comunicamos que foram admitidos em Rotary Internacional os seguintes novos Clubes:
- D.R. 1960
R.C. ESTOI PALACE INTERNATIONAL
em 2 de Setembro de 2008
- D.R. 1970
R.C. ÁGUAS SANTAS - PEDROUÇOS
em 23 de Setembro de 2008

A estes dois novos pilares da Família Rotária e a todos os seus membros, desejamos as maiores felicidades e êxitos Rotários.
Bem vindos a Rotary!

7.
Continuamos a solicitar aos Distritos da área e respectivas Comissões de Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, nomeadamente aos seus Presidentes e bem assim a todos os envolvidos neste importante objectivo, para nos enviarem as suas informações relativas a estas matérias.

8.
Caros Companheiros: Só com o compromisso e o empenhamento de todos será possível atingir as metas definidas e propostas por R.I. e o Presidente D.K. Lee, essenciais para a continuação de Rotary como instrumento superior de Serviço à Comunidade.
PENSE ! EXECUTE ! NÃO PERCA TEMPO ! REALIZE OS SONHOS !

A todos, Saudações Rotárias

WALDEMAR SÁ
RRIMC

Sem comentários: