sexta-feira, 19 de junho de 2009

Boletim nº 11 e 12

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL ( Zona 10 )
BOLETIM nº. 11 e 12 - Maio e Junho 2009




QUERIDOS AMIGOS, Estamos a chegar ao fim de mais um Ano Rotário. Durante este tempo, procurámos lançar pistas, divulgar algumas ideias que nos iam ocorrendo e enfim, fazer alguma “doutrina” Rotária, no âmbito do “Quadro Social”, inserida nos seus valores.
Procurámos informar, divulgar, esclarecer e contribuir para o fortalecimento da motivação necessária à obtenção dos objectivos e metas a que nos propusemos e em que estamos empenhados, nomeadamente no seu Desenvolvimento que, actualmente, é uma prioridade.

Como nos diz D.K.Lee, nós necessitamos de mais mãos para realizarmos mais e melhores serviços à comunidade.
Falámos sobre Admissão, Retenção e Equilíbrio, Recuperação e Expansão. Queremos agora falar também sobre as estratégias a adoptar para atingirmos esse objectivo. Como é dito no folheto 422 de RI - Reconhecimento das Iniciativas de Desenvolvimento do Quadro Social - “A necessidade de novas estratégias para atrair e reter sócios nunca foi tão premente”.
Mas as estratégias devem começar por ter em conta a imagem pública de Rotary. E a imagem pública de Rotary começa, ou deve começar, por nós, pelo nosso comportamento, pelo nosso exemplo. E essa imagem transmitida por nós será um instrumento importante de captação ou rejeição, conforme for bem ou mal gerida a imagem transmitida pela nossa acção individual e colectiva, pelos predicados que Rotary em nós incute. Como nos diz D.K.. Lee no “Rotary World” de Abril 2009, para “os rotários há muitos anos, Rotary tornou-se num estilo de vida”. As nossas reuniões e tudo o que se refere à vivência rotária que sem constrangimentos devemos mostrar e exibir, tudo isto se traduz, muitas vezes, na motivação que impele muita gente com vocação de servir, a desejar aderir a Rotary, à comunidade Rotária e contribuir para a coesão dos Clubes. E por isso é que é absolutamente necessário que estejamos atentos para os acolhermos como nossos companheiros, amigos e parceiros. Não podemos hoje andar distraídos, temos de cativar e admitir mais gente, mais sócios, mais mãos, dentre aqueles que vamos sensibilizando.
Depois, temos os grandes projectos e programas que podem também atrair muitos outros para o nosso meio. Certo é que temos de ter em atenção que as estratégias de cativação e recrutamento podem diferir de comunidade para comunidade, dependendo das suas diferenças e características.Temos de tratar de maneira diferente o que é diferente: - Podemos e devemos investir nos serviços à comunidade através das organizações de jovens, Rotary Kid, Interact e Rotaract; - Nos clubes “Novas Gerações”, que vêm preencher um espaço etário muito importante em Rotary; - No estabelecimento de pontes de comunicação com Instituições e sobretudo entre os líderes rotários das várias comunidades e distritos; - Nos clubes, desenvolvendo programas de adesão e admissão, sós ou em parceria, com ampla divulgação de Rotary e dos seus objectivos para o exterior, (para o que podem ser aproveitados os subsídios de Relações Públicas), etc..
Devemos pois socorrer-nos de todos os meios, estratégias e instrumentos, desde que legítimos e apropriados, para desenvolver o Quadro Social com a adesão de novos membros com vocação de servir para levarem a mais pessoas, comunidades e Nações, enfim, mais longe, cada vez mais longe, a mensagem de Rotary e o serviço por ele prestado, de forma a conduzirmos a Humanidade para um mundo cada vez melhor, que nos permita dizer que “REALIZAMOS OS SONHOS” Até à próxima.


----------------------------------------- 1. ACÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL E EXPANSÃO
METAS DISTRITAIS NA REGIÃO
O Distrito Rotário 1960 tem, como metas para o “Desenvolvimento do Quadro Social”, no ano Rotário 2009/10, um aumento real de 50 novos Sócios e 2 novos Clubes.
2. SEMINÁRIOS DISTRITAIS E OUTROS EVENTOS
No Distrito Rotário 1960 estão calendarizados os seguintes eventos: - Em 26/09/09 – Seminário Distrital de Desenvolvimento do Quadro Social, em Palmela.
No Distrito Rotário 1970: - Em 19/09/09 – Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social, na Maia. - Em 6/03/10 – Seminário de Formação da Equipa Distrital e GATs, em Pombal. - Em 27/03/10 – Seminário para Formação de Presidentes Eleitos (PETs.), em Penafiel. - Em 17/04/10 – Assembleia Distrital – em Águeda.
3. FORMAÇÃO
Constituiu uma forte motivação para o seu desenvolvimento, a Teleconferência sobre o Quadro Social, do Presidente D.K. Lee, com os Governadores e outros líderes Rotários.
4. RECONHECIMENTOS
As directrizes para Governadores, no que concerne ao “Reconhecimento”por iniciativas de “Desenvolvimento do Quadro Social”, estão patentes no folheto 422 (PT. ou SP.) de R.I. .
5. RELAÇÕES PÚBLICAS E IMAGEM DE R.I.
O Conselho Director de R.I., aprovou a continuação dos subsídios para Relações Públicas, com nova estrutura para 2009/010. Os respectivos formulários de pedido (até 10.000 DLS. por Distrito), foram enviados a todos os Governadores Distritais Eleitos, encontrando-se também disponíveis no “Site” de R.I. .
6. RECURSOS
Novas publicações estão surgindo, bem como têm sido revistas e melhoradas muitas das existentes, constituindo recursos essenciais ao trabalho das Comissões Distritais e dos Clubes. Muitas delas podem ser procuradas e retiradas gratuitamente do site www.rotary.org ou encomendadas em shop.rotary.org . Chama-se ainda a atenção para a publicação “Capacitação de Líderes – Guia para a Elaboração de Programas (250)”, que é grátis.Para novos ou potenciais Sócios recomenda-se o novo vídeo “Welcome to Rotary”, que pode ser procurado em “Sócios – Novos Sócios – Envolva-se” do site de Rotary.Existem também outros recursos para os Sócios em geral, com enfoque no aumento do Quadro Social, dispondo de cartões postais e cartões de bolso para distribuição.Outro recurso disponível é a equipa de RRIMCs. que se encontam nas Regiões estabelecidas e já foram dados a conhecer. Sobre tudo isto, podem ser prestadas informações complementares.Lembra-se ainda que Rotary dispõe também de um canal no “You Tube”, que interessa ver.Mais publicações e recursos constam do “Catálogo de R.I. On-Line”. 7. INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS
7.1 Distrito Rotário 2201 Este D.R. teve até 31/03/09, um saldo líquido no Quadro Social, de 12 Sócios (+ 0,87%). Durante o presente Ano Rotário foram criados 6 novos Clubes Rotários e um Rotaract, encontrando-se em formação 9 novos Clubes.7.2 Distrito Rotário 1960
Foi criado um novo Clube Rotário.7.3 Distrito Rotário1970
Foram criados dois novos Clubes Rotários, sendo um deles, um "Clube Novas Gerações".
8. LEMBRANÇAS E PEDIDOSLembra-se e solicita-se a todos os Líderes Distritais no âmbito do Quadro Social, para nos enviarem as suas referências de contacto, bem como os calendários que de qualquer modo tenham a ver com o “Desenvolvimento do Quadro Social” e outras informações relativas a esta prioridade de R.I., nomeadamente os movimentos respectivos, de Sócios e Clubes.
9. CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA
Durante os 2 últimos meses foi recebida correspondência relativa a este tema, das seguintes entidades: - R.I. (de diversos Departamentos). - Governadoria do D.R. 1960.
- Comissão Distrital do D.Q.S. do D.R. 1960. - Comissão Distrital do D.Q.S. do D.R. 1970. - Comissão Distrital do D.Q.S. do D.R. 2201. - Rotary Clubes diversos. - Coordenadores Regionais, Adjuntos, etc. .


CAROS COMPANHEIROS: Os RRIMCs. têm como uma das suas principais responsabilidades, apoiar os Clubes e Distritos, seus Governadores e Líderes Distritais, nos seus esforços e nas várias tarefas relativas ao “Desenvolvimento do Quadro Social” nas respectivas vertentes: Admissão, Retenção e Equilíbrio, Recuperação e Expansão. Estou, pois, à vossa disposição para convosco colaborar e vos ajudar em tudo o que se torne necessário para que todos possamos atingir os objectivos e metas de R.I., do nosso Presidente e, afinal, de todos nós, nesta tão importante e decisiva prioridade que é o Desenvolvimento do Quadro Social. COM AS MAIS AFECTUOSAS SAUDAÇÕES DO VOSSO DEDICADO WALDEMAR SÁ RRIMC

Sem comentários: