sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Coordenação Regional (Zona 10) - Boletim nº 6

ROTARY INTERNACIONAL
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL
COORDENAÇÃO REGIONAL (Zona 10)

BOLETIM nº. 6 – DEZEMBRO 2008

Queridos Amigos:

Continuando as anteriores considerações, coloca-se a sequinte questão:

- Porquê a necessidade do Desenvolvimento do Quadro Social?

Porque sem Rotários não há Rotary. Rotary somos todos nós organizados em clubes, Distritos e Zonas, em RI. Sem Rotários, Rotary não sobreviverá como instrumento de serviço à Comunidade.

Há várias razões ou causas que determinam a necessidade de Desenvolvimento do Quadro Social que entre outras, são as seguintes:

- A deserção ou demissão de sócios por:
. desmotivação;
. indisponibilidade;
. Mudança de profissão ou domicílio;
. Incompatibilidades;
. pelas leis da vida, nomeadamente pelo avanço da idade..

-O Quadro Social tem estado praticamente estagnado desde há cerca de 20 anos a esta parte.

- Aumenta o nº. de clubes mas os clubes têm tido cada vez menos sócios.

- A expansão não tem correspondido a um efectivo desenvolvimento do Q.S.; tem eminentemente servido para, até certo ponto, cobrir as perdas.

Por outro lado, e tendo em consideração o problema atrás referido das leis da Vida, torna-se necessário rejuvenercer o Q.S. e equilibrar os clubes. Clubes com insuficiência de sócios que os mantenham, não podem na maioria dos casos funcionar efectivamente. Não são clubes eficazes. E é necessário que todos os clubes sejam ou se tornem eficazes e, para iso, é necessário que os seus Quadros Sociais se fortaleçam. Só assim Rotary cumprirá os seus desígnios.

Voltaremos.

Até à próxima.


1. EXPANSÃO
O Conselho Director de R.I. alocou verbas destinadas a proporcionar aos distritos meios para desenvolverem a consciencialização rotária e bem assim, a compreensão de Rotary pelas comunidades. Escusado será referir os efeitos que tal investimento, se bem aplicado, irá ter no despertar de interesse de potenciais rotários e ao mesmo tempo desenvolver a motivação nos próprios clubes.

2. ESTATÍSTICAS
Através dos Gráficos correspondentes verifica-se que do ano 2003 a 30/6/07 se verificou um ligeiro decréscimo do Quadro Social (-3.377 membros) enquanto o nº. de clubes aumentou no mesmo período em 1.382 clubes.
Verifica-se assim que, ao aumento do nº. de clubes não corresponde o aumento do nº. de sócios. Porém, no ano 2006/07 já se começou a inverter esta tendência com uma interessante recuperação nesse ano de 1.380 membros, com perspectivas de aumentar.
É imperioso continuar esta evolução positiva, equilibrando o nº. de membros do clube de forma a que pelo menos atinjam o número mínimo de 20 sócios nos clubes com quadros sociais reduzidos e aumentá-los nos clubes com quadros sociais com mais de 20 sócios.

3. CONVENÇÃO DE BIRMINGHAM-2009
Terá lugar em Junho próximo, de 21 a 24, este importante acontecimento, que muito contribuirá para a valorização e desenvolvimento do movimento rotário através dos contactos estabelecidos entre os rotários e da sua consciencialização. Por isso, todos os que o possam fazer devem participar deste evento.

4. DIVULGAÇÃO E IMAGEM DE ROTARY - GLOBAL OUTLOOK
Constitui um interesante instrumento de divulgação Rotária, como suplemento de serviço Mundial de Imprensa de Rotary.

5. INFORMAÇÕES
Renova-se o pedido às comissões Distritais de Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão e respectivos líderes para nos remeterem as informações relativas aos movimentos mensais do Quadro Social, bem como as alterações verificadas no nº. de clubes e ainda a informação sobre os clubes em formação.

6. ACÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
Mais uma vez se apela a todos para que se assumam e cumpram o seu compromisso, empenhando-se neste objectivo fundamental que é o do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, para o que se dispõe de recursos apropriados mas para o que, é essencial o nosso trabalho.

Realizemos os Sonhos

A todos, as Saudações Rotárias de

WALDEMAR SÁ
RRIMC